Notícias

“Conhecendo a Câmara” recebe mais duas escolas

08 de Junho de 2011

         Quase 100 estudantes das redes municipal e particular passaram nessa semana pela Câmara Municipal de Passos, participando do “Programa Conhecendo a Câmara”. Na terça-feira (7 de junho) o projeto teve a participação de 14 alunos do 7º ano do Colégio Objetivo NHN. Nessa quarta-feira (8 de junho) a visita foi com 80 crianças de três turmas do 3º ano da Escola Municipal Professora Emília Leal de Melo.

         De acordo com a programação das visitas, os alunos conheceram o plenarinho e foram acomodados logo em seguida no plenário para a palestra dos servidores da Casa, que explicaram o que é Poder Legislativo, como suas funções se diferenciam do Poder Executivo, a função do vereador, como ocorrem a elaboração e a aprovação das leis – entre outras informações. Encerradas as palestras, as crianças esclarecem suas dúvidas com perguntas e encerram a visita conhecendo as demais dependências do prédio, entre as quais a Biblioteca do Poder Legislativo – que funciona desde 2004 e foi pioneira em Passos naquele ano em oferecer Internet gratuita a estudantes.

         A professora de projeto do Colégio Objetivo, Rosemeire Chagas de Oliveira Santos, avaliou positivamente a iniciativa, acreditando que com ela a Câmara está construindo a cidadania. “O mais importante é que um momento como esse está formando futuros eleitores mais conscientes, ajudando o aluno a conhecer direitos e deveres”, avaliou. Rosemeire considerou importante também as explicações da presidente da Câmara, vereadora Tia Cenira, que ao se dirigir aos visitantes sempre ressalta a Casa como espaço aberto da comunidade.

           Para a pedagoga Virgínia Augusta de Castro, da Escola Emília Leal, o projeto “é muito bom” porque leva a criança a ir tomando conhecimento da função dos políticos “e ela vai se familiarizando com a Câmara, que é o espaço do povo. Assim é que vão surgindo novas lideranças, cidadãos mais participantes”. Para o aluno Lucas Rosa Viana, 8 anos, da Escola Emília Leal, o melhor aprendizado da visita foram “as regras” e aprender a diferença entre Prefeitura e Legislativo. Ele disse também ter gostado muito de ter percorrido todo o prédio.

           O “Programa Conhecendo a Câmara” tem visitas coletivas a cada quinzena. Seu objetivo é a cidadania – oportunidade para o estudante conhecer o Poder, aprender sobre a atuação e função dos vereadores, as leis, além de incentivar a participação democrática e cidadã dos alunos na política e vida pública do município.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.